segunda-feira, 27 de julho de 2009

Diario de compostela: 2 semana - le bonheur


Depois da primeira semana cheia de agradaveis e desagradaveis surpresas, a segunda semana se apresentou um pouco mais tranquila. O corpo ja nao doi e caminhar 25 km jah se tornou rotina! Nao reclamamos mais ao acordar as 5:45 da manha todos os dias, nem de caminhar com o sol de 35 graus fritando os miolos, nem de dividir o quarto com pelo menos 20 a 40 desconhecidos.
Como estamos mantendo um bom ritmo, encontramos rostos familiares nos albergues e essa semana fizemos muito social! Vale lembrar que fazemos um social matiné, pois todos vao dormir por volta de 22:00.
Diversos encontros marcaram essa semana, e como eh impossivel lembrar o nome de todo mundo, criamos bastante apelidos. Tem o casal 'fitness' que andam super rapido e chegam nos albergues pelos menos uma hora antes da gente. Tem o 'Tanque', uma senhora alema que caminha hiper lento e sempre a encontramos a noite nos albergues. Nao podemos esquecer os gatinhos: o gatinho austriaco, ingles, de barcelona, ciclista, suisso . . . . e assim vai. Tem o grupo das chicas da paz, ou os franceses com ukulele (acreditam q encontramos dois franceses q tb estavam viajando com ukulele? arrasamos total nos albergues), ou mesmo a francesa fodona. Cada um faz o caminho por um motivo diferente, traz consigo uma historia, uma visao da vida, e uma perspectiva. Toda conversa, por mais banal e corriqueira que seja, vem sempre acompanhado de lindas licoes de vida, de belos exemplos, de questionamentos, e, o que mais tem me encantado, é a compreensao e cumplicidade que temos uns com os outros e a laço que é criado por causa do Caminho. Estamos muito felizes e muito satisfeita com o que temos aprendido e vivenciado enquanto caminhamos.

Essa semana tb ocorreram algumas mudancas de planos. Inicialmente, queriamos fazer inteiramente o caminho de santiago, de Saint jean pied de port até santiago. Porém, durante o caminho, nos foi aconselhado de pular o trecho entre burgos a Léon. É um trecho de cerca de 100km em uma area arida e plana e no qual a unica paisagem sao plantacoes de trigo. nao ha sombra, e como estamos no apice do verao, a temperatura durante o dia chega a 40 graus. Esse trecho é conhecido por ser enjoativo, e cansativo, e muita gente opta por pular essa etapa. Depois alguma discussao, decidimos pegar o onibus de Burgos a Leon e continar o caminho.Entao, estamos a cerca de 12 dias de Santiago. Como teremos ainda algum tempo antes do fim das ferias, decidimos continuar a caminhar de Santiago e ir Finisterra, que é a 100 km de Saintiago. Finisterra, ou o 'o fim do mundo', é uma cidade costeira que foi, por muito tempo (quando se acreditava que a Terra era em formato de disco), considerada como o fim do mundo e ha muitas lendas, historias (que ainda nao conheco). O bacana de terminar o caminho la, é q, além de terminar o caminho no fim do mundo, ainda vamos poder disfrutar de uma boa praia e de uma linda vista! Meu tempo na net acabou (vou ensinar samba pro pessoal aq do albergue)....
Depois colocaremos mas fotos no blog e falaremos um pouco mais sobre dores, bolhas, corpo moreno, e novas descobertas..

Legenda da foto: fila para entrar no albergue :) Com a popularizaçao do caminho, se torna cada vez mais complicado alojamento. Entao, para ficar nos melhores albergues, temos q chegar cedo (por volta das 14:00) e na maioria das vezes é essa fila para conseguir quartos. Só pra despreocupar a mammy, até agora nao tivemos nenhum problema com acomodaçao!!!!

5 comentários:

  1. Oi Cacá...oi Paca...tudo na benção?
    Cada passada que vcs dão é um motivo de alegria e comemoração por aqui. Através de vcs, estamos nos realizando, pois, acreditamos que o Senhor Deus todo poderoso está junto de vcs e as enchendo de bençãos. Estamos vendo,sentindo,andando através e vcs e isso nos dá muitas alegrias... Com muita saudades e cheia de fé em Deus e em vcs,
    Tia Cema, que as ama muito. Sucesso!!! E muito amor pra vcs. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla,
    Tudo bem?
    Que legal seu viagem! Você esta explicando muito bem.
    Depois Leon, o camino é mais duro amis é bonito demais! Depois a cruz de ferro no esqueci de parar uma albergue chama "Una luz en el camino" em espagnol. E muito engraçado! Você poderia ficar uma noite la com sua irma mais nao tem doucha... E uma experienza! 5eu nao fiquei...). :)
    Boa sorte!
    Luc

    ResponderExcluir
  3. Oi meus amores Juliana e Carla benção...
    Como é bom saber notícias suas via blog.
    A viagem dá prá ver que está sendo maravilhosa e muito abençoada. ´
    Quanta novidade...e você Carla escrevendo muito bem...é como se agente estivesse ai.
    Aqui em Ipatinga estamos querendo programar uma romaria da família, pois o entusiasmo é geral. Aqui está tudo bem, graças a Deus.
    Saudades de vocês. Um beijão e um abraço forte nas duas, e continuem a se cuidar.
    Fiquem com Deus e que o Espírito Santo continuem a abençoar, proteger, iluminar, e guiar seus passos.
    Te amo muito Carla...te amo Paca...

    ResponderExcluir
  4. Oi meus amores benção.
    E ai como anda a viagem? Não tivemos mais notícias e nem fotos.
    Vimos sexta-feira, eu mãe, Cema e Margô na National Geografic uma reportagem sobre o Caminho de Compostela, e a reportagem começou exatamente pelo mesmo lugar que vocês começaram. Cada paisagem maravilhosa, lugares e igrejas e ficamos emocionadas por saber que vocês passaram tambem por ali. Inclusive a mesma foto que você tirou Carla onde tem esculturas de ferro de cavalo, gente andando.
    Ficamos ainda mais empolgadas pra fazer o caminho. Ainda estou em Ipatinga, e volto pra Brasilia nesta quarta-feira. Aqui está tudo bom.
    Fiquem com Deus, e com toda proteção que só ele pode dar. Amo muito você Carla e Paca.
    Sabemos que a viagem está maravilhosa.
    Um beijão meus amores...saudades...

    ResponderExcluir
  5. A reportagem foi feita por um cantor famoso da Espanha...

    ResponderExcluir